quinta-feira, 30 de abril de 2009

Psicologia do Esporte no Futebol Profissional de Brasília


No ano passado tive o prazer de fazer parte da equipe de futebol do Dom Pedro II como psicólogo da equipe, graças ao empenho do Prof Roberto Patu que intermediou a minha ida (em um momento oportuno darei o depoimento sobre essa experiência). Acredito, sem uma pesquisa mais detalhada, que esse foi o primeiro trabalho de Psicologia do Esporte realizado em um clube de futebol de Brasília. No mesmo ano, comecei um trabalho com o time do Luziânia, que por algumas dificuldades não pôde seguir em frente.
Agora em 2009 fui convidado pelo treinador Alex Gomes, um entusiasta da psicologia desportiva, a integrar a equipe do Brazsat que se prepara para disputar a Segunda de Divisão do campeonato candango. As perspectivas são as melhores possíveis, tendo em vista o acolhimento de toda a comissão técnica e, sobretudo, dos atletas. O sucesso de uma intervenção em Psicologia do Esporte fica condiconado à existência desses dois fatores. Atuar como psicólogo do esporte sem integrar e sem possuir o respaldo da comissão técnica implica em uma intervenção em nível somente superficial. Qualquer procedimento psicológico requer o estabelecimento de um vínculo entre psicólogo e cliente, sob pena de não avançar adequadamente o trabalho.
O primeiro obstáculo já foi vencido, estou ciente de que outros virão, mas também tenho a certeza de estar preparado para enfrentá-los de frente. Quem tiver interesse em conhecer um pouco sobre o clube do Brazsat pode acessar aqui

3 comentários:

Professor Viana disse...

Sou Licenciado em Educação Física e Pós Graduado como treinador de futebol de futebol, acho essencial o trabalho da Psicologia junto ao esporte, principalmente aos esportes coletivos. Por isso gostaria de saber como faço para ingressar no curso de Mestrado que por sinal tem muitas boas referencias.
Obrigado!

Unknown disse...

Olá sou do Rio de Janeiro, tenho 23 anos e graduada em psicologia e gostaria de trabalhar com a psicologia do esporte, no momento procuro uma referência para uma ótima pós na área. Será que teria alguma sugestão?
Obrigada

Luciano Lopes disse...

Olá Viana e Kelle, obrigado pela participação.
A Universidade de Brasília oferece mestrado em Atividade Física e Esporte e no seu quadro de professores atua o Dr Alexandre Rezende que orienta na área da Psicologia do Esporte. Não conheço um mestrado específico em Psicologia do Esporte, no entanto na UFMG tem um grupo de trabalho do professor Greco que é bastante atuante. O site da UnB é http://e-groups.unb.br/fef/fefunb/. Espero ter ajudado, se precisar de mais algo, entrem em contato.
abçs
Luciano

 

blogger templates | Make Money Online