quinta-feira, 30 de abril de 2009

Psicologia do Esporte no Futebol Profissional de Brasília


No ano passado tive o prazer de fazer parte da equipe de futebol do Dom Pedro II como psicólogo da equipe, graças ao empenho do Prof Roberto Patu que intermediou a minha ida (em um momento oportuno darei o depoimento sobre essa experiência). Acredito, sem uma pesquisa mais detalhada, que esse foi o primeiro trabalho de Psicologia do Esporte realizado em um clube de futebol de Brasília. No mesmo ano, comecei um trabalho com o time do Luziânia, que por algumas dificuldades não pôde seguir em frente.
Agora em 2009 fui convidado pelo treinador Alex Gomes, um entusiasta da psicologia desportiva, a integrar a equipe do Brazsat que se prepara para disputar a Segunda de Divisão do campeonato candango. As perspectivas são as melhores possíveis, tendo em vista o acolhimento de toda a comissão técnica e, sobretudo, dos atletas. O sucesso de uma intervenção em Psicologia do Esporte fica condiconado à existência desses dois fatores. Atuar como psicólogo do esporte sem integrar e sem possuir o respaldo da comissão técnica implica em uma intervenção em nível somente superficial. Qualquer procedimento psicológico requer o estabelecimento de um vínculo entre psicólogo e cliente, sob pena de não avançar adequadamente o trabalho.
O primeiro obstáculo já foi vencido, estou ciente de que outros virão, mas também tenho a certeza de estar preparado para enfrentá-los de frente. Quem tiver interesse em conhecer um pouco sobre o clube do Brazsat pode acessar aqui

quarta-feira, 29 de abril de 2009

29.04 - Aula Curso para Treinadores de Futebol


Caros alunos, discutimos um tema que talvez seja o mais abordado no ambiente esportivo, sobretudo no futebol: A ansiedade. Esse assunto diz respeito a todos que estão envolvidos com uma equipe de futebol, desde os que assumem papel de direção, até os jogadores. O manejo da ansiedade requer alguns conhecimentos básicos sobre técnicas psicológicas, no entanto antes de abordar essa temática, faz-se necessário discutir teoricamente sobre o assunto para eliminar alguns maus entendidos difundidos no meio futebolísticos. Clique aqui para vocês terem acesso aos slides que foram trabalhados em aula

Uso de Anabolizantes por Jovens


A mídia noticiou recentemente o caso de dois adolescentes da cidade goiana Caiapônia que injetaram anabolizantes e se encontram em estado de saúde grave. Há poucos meses ocorreu um caso semelhante em Brazlândia-DF. A prática da atividade física apresenta vários propósitos, dentre eles, a função estética. O padrão de beleza disseminado na sociedade prega um corpo magro para mulheres e torneado e definido para homens. Pessoas com dificuldade de lidar com sua auto-imagem são mais suscetíveis à imposição desses padrões, tendo em vista que apresentam uma baixa auto-estima, acompanhado de um autoconceito deturpado. A fragilidade da estrutura emocional do jovem somada às incertezas dessa fase criam um quadro propício para uso de substâncias que promovem um ganho corporal estético rápido e sem muitos sacrifícios. A prática de atividade física é uma das áreas de atuação da Psicologia do Esporte. No entanto não há espaço nas academias, por exemplo, para a figura do psicólogo do esporte. As prováveis consequências desse quadro são professores mal-informados sobre os aspectos psico-sociais de problemas que fazem parte de seu cotidiano, dentre eles o uso de drogas para fins estéticos. A complexidade do problema não permite apresentar soluções simplistas, mas sem dúvida a atuação multidisciplinar faz-se necessária para uma prevenção e combate mais efetivos.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Grupo de Estudo em Psicologia do Esporte


Existe em Brasília um grupo de estudo em Psicologia do Esporte, no qual faço parte, coordenado pelo Prof Dr Alexandre Rezende no Laboratório de Psicologia do Esporte e da Atividade Física da Faculdade de Educação Física (FEF) da UnB. Os encontros são semanais com participação dos alunos de Mestrado orientados pelo Prof Alexandre e, atualmente nos brinda com sua experiência, o treinador do Brazsat, professor Alexsander Araújo. O principal tema de discussão é relacionado ao futebol. Quem tiver interesse na área, pode entrar em contato que explico melhor nosso trabalho.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Falta de Equlíbrio Emocional no Futebol


Nos últimos dias temos acompanhados alguns casos no futebol que ilustram com propriedade a falta de controle emocional dos jogadores. O primeiro caso ocorreu com o Thiago Neves, que agrediu um gandula em jogo pela Copa do Brasil, no qual seu time perdia por 2 X 0 pro Águia de Marabá. Em seguida, testemunhamos a atitude do Diego Souza frente às provocações do zagueiro do Santos, Domingos. Nesse final de semana, foi a vez do lateral do flamengo Juan, que se irritou com um drible dado pelo Maicossuel. A questão que surge é: Até que ponto os atletas de futebol possuem uma preparação emocional para suportar as frustrações inerentes ao jogo?
Os fatos recentes indicam que alguns jogadores, muitos deles referências em suas equipe, não possuem um preparo adequado para se comportar como um atleta de alto rendimento. Esse comportamento deve envolver o controle de suas emoções, ou seja, mesmo que a vontade do jogador seja de agredir seu oponente ele deveria conseguir canalizar esse desejo para melhorar seu desempenho.
Até que ponto os clubes estão preocupados com as atitudes de seus atletas dentro de campo? Será que multar ou repreender publicamente os que cometem excesso é a solução?

Curso para Treinadores de Futebol


A Federação Brasiliense de Futebol em parceria com o Centro Universitário Unieuro estão oferendo um curso de extensão para treinadores de futebol. O curso está em sua terceira edição e tem apresentado boa aceitação dos alunos. O público alvo são pessoas que já trabalham no futebol, mas desejam um aprimoramento, ou para os que desejam estudar um pouco mais os meandros dessa profissão tão instigante.
Faço parte do curso como professor da disciplina Psicologia Desportiva, que por sinal é a primeira a ser ofertada. Vejo essa iniciativa como uma grande oportunidade de discutir a importância da psicologia do esporte com futuros treinadores, para mostrar-lhes como essa área pode ser útil a sua atuação profissional. Maiores informações sobre o curso, entrar em contato com Jean Jules - 98124841 ou 33218800

 

blogger templates | Make Money Online